• Joana Maia Pita

O Roupa Velha



Todos os dias nos vestimos e é pela moda que nos identificamos, assim como nos expressamos. Mas como nos exprimirmos numa moda que se tornou insustentável? Como podemos alterar o nosso consumo, de modo a tornarmos as nossas decisões sustentáveis e conscientes?

O roupavelha.pt surge para ajudar a responder a estas questões. A moda como a temos conhecido, principalmente pelo fenómeno da fast fashion, é altamente prejudicial para o meio ambiente e apresenta um impacto social negativo nas comunidades que dela dependem, principalmente na fase da produção. Uma das hipóteses proposta como solução é abrandar o ritmo, reduzindo o impacto através da mudança de um sistema linear (recurso, produção, consumo, resíduo) para um sistema circular (recurso, produção, consumo, reutilização), mantendo os materiais em circulação por mais tempo, evitando nova produção.


Assim criámos o site roupavelha.pt que, além de apresentar roupa ainda disponível para uma segunda oportunidade, é também um blog para partilhar informação sobre o impacto que a indústria da moda apresenta. Mais do que a venda das nossas peças, acreditamos que é através da educação e da consciencialização das consequências deste modelo e da responsabilização do consumidor enquanto impulsionador do próprio sistema, que ocorrerá uma mudança nos hábitos de consumo, tendendo para um modelo cada vez mais consciente, responsável e ético.

Queremos que as pessoas vejam a compra em segunda mão como uma alternativa viável de qualidade e a um preço acessível e que compreendam a importância deste passo, permitindo uma renovação pontual de algumas peças do guarda-roupa sem recorrerem à fast fashion. Se é pelo modo como nos vestimos que nos exprimimos, também a mudança do nosso consumo demonstra os nossos valores e naquilo que acreditamos.


Artigo in Ecoguia Portugal + Sustentável, Raizes Mag, setembro 2020


file:///C:/Users/joana/Downloads/Ecoguia%20Portugal%20+%20Sustent%C3%A1vel.pdf


14 visualizações
  • Instagram
  • Facebook

©2020 por Roupa Velha. Orgulhosamente criado com Wix.com